Para maiores informações ligue: (19) 2146-2888

O que é Render Farm?

Render Farm é um cluster* de computadores que tem como função paralelizar o trabalho de renderização de imagens geradas através de computação gráfica. Estas imagens podem ser tanto estáticas (no caso de still para propagandas publicitárias, por exemplo), animações ou efeitos especiais para filmes.

Quando pensamos em um filme, de 60 minutos, a única forma de concretizar em tempo útil este trabalho será através de recursos oferecidos por uma Render Farm (também conhecido como Parques Informáticos). Uma Render Farm conta com uma grande quantidade de computadores, com alto poder de processamento, ligados em rede, onde um servidor equaciona as prioridades e trabalhos a serem calculados pelos diversos slaves.

Para enfatizar isso, vamos fazer um cálculo simples, utilizando como base uma animação de baixa definição com tempo total de 30 segundos (900 frames). Levando em consideração que cada frame leve aproximadamente 4 minutos para ser renderizado, em um computador com um processador Intel i5 6600 de 3.3GHz. Ao definir uma média de 30 frames por segundo para esta animação, a conclusão total do trabalho seria de aproximadamente 60 horas (ou dois dias e meio).

*Um cluster, ou aglomerado de computadores, é formado por um conjunto de computadores, que trabalhando em um formato classificado como sistema distribuído. Esse conjunto de computadores é ligado em rede e comunicam-se através do sistema, trabalhando como se fossem uma única máquina de grande porte.